PAI, A TERRA É REDONDA OU CHATA?

Deus olhou irado para baixo e respondeu com voz trovejante:

– É esférica, imbecil! Iluminei parte da humanidade através das mentes de brilhantes cientistas, século após século,  afastando-a das trevas para onde os picaretas oportunistas orientados pelo capeta querem levá-la de volta: o obscurantismo da era medieval, quando a religião era usada para obter poder através do medo. 
– A Terra não é chata; chato é o idiota terraplanista que acredita nessas sandices e ainda paga a falsos pastores estelionatários que enganam os ignorantes em meu nome. Chato é aguentar gente assim usando meu nome em vão a serviço de poderosos egoístas que destroem tudo de maravilhoso que criei, que roubam os tesouros naturais da enorme maioria dos seres humanos, deixando-os morrerem de fome e de sede. Gente ruim que lucra com a guerra e com o fanatismo religioso. 
– Eu criei um mundo com a música, a arte, a natureza… um lugar que deveria ser de beleza, de felicidade e de prazeres. Mas subestimei o diabo, que criou a religião, com suas igrejas caçadoras de níqueis… e o livre arbítrio. 


– Tudo isso me intriga e me faz perguntar a mim mesmo: onde foi que eu errei?

Bruno Steinbach. “A mulher e o quadro”(Catálogo 151).
Óleo/tela, 90×120 cm, 1990, João Pessoa, Paraíba, Brasil.
Coleção: Leonardo Fontes Silva, João Pessoa, Paraíba, Brasil.


Deixe um comentário