CORONAVÍRUS: A PANDEMIA ANUNCIADA

SOBREVIVENTE

Tenho 61 anos de idade (mas aparento apenas 60). Sou filho, enteado, irmão e tio de excelentes médicos, muitos deles com doutorados na Espanha, em Madri. Fui criado ouvindo histórias de médicos e de doenças – deveria ter feito medicina, mas a arte é minha sina.Sou um sobrevivente de um surto de “cólera” em um ambiente confinado com outros mil e poucos indivíduos e onde apenas eu e outros 3 não nos contaminamos (Ronaldo da Cunha Lima, à época o governador da Paraíba, montou um verdadeiro “hospital de campanha” no local (um presídio – ao qual também consegui sobreviver intacto fisicamente – e ninguém morreu). Superei 3 tipos diferentes de câncer: um de tireoide do pior tipo – carcinoma das células de Hürthle (CCH), um basocelular na têmpora direita (perto da sobrancelha) e outro no olho direito – que estou tratando há anos. Sobrevivi a um infarto e a consequente cirurgia arriscadíssima de revascularização do miocárdio a que tive que me submeter – com os pulmões de um ex-fumante. Hoje caminho muito e consegui melhorar a capacidade dos pulmões, sem remédios, apenas com fisioterapia respiratória, feita em casa mesmo, sozinho.
Então, pelo exposto, posso afirmar que não sou totalmente ignorante no assunto. Por isso me atrevi a escrever este texto, que espero servir para ajudar alguém.


CORONAVÍRUS E PROTEÇÃO


A hora é de ficar em casa. Tanto para diminuir as probabilidades de se contaminar como também não transmitir para os outros. Se é idoso e/ou com problemas no coração, pulmões e/ou diabetes e realmente precisa ir a um local com muita gente, entrar em um elevador lotado ou andar em transportes coletivos superlotados – aqueles onde um respira no cangote do outro, tudo junto, apertado e misturado – é uma vestimenta assim como a da ilustração abaixo que realmente te protegerá, um EPI (Equipamento Individual de Proteção) que realmente é eficaz contra pandemias de vírus; por isso são usadas pelos profissionais de saúde que cuidam dos infectados nos hospitais). Uma máscara cirúrgica poderá evitar que você transmita a doença por espirros ou perdigotos, caso esteja com o vírus ainda sem saber – mas apenas o EPI adequado te protegerá. O resto é conversa fiada. As autoridades deveriam proibir lotação de elevadores e o transporte de passageiros em pé nos veículos de transporte coletivo – como em várias cidades do mundo – e os gananciosos empresários que se virassem para disponibilizar veículos suficientes.


AS MÁSCARAS


De uso recomendado apenas para pessoas com suspeita de infecção pelo coronavírus e por profissionais de saúde que vão atendê-las, as máscaras de proteção têm diferentes modelos. O mais comum é o cirúrgico, mas o considerado ideal para conter a contaminação pela covid-19 é o N95 ou o equivalente respirador FPP2 (ilustração abaixo). A principal diferença entre as máscaran oks é o grau de proteção. Mais usada para prevenir a propagação de gripe e resfriados – além de possível contaminação dos pacientes por bactérias – a máscara cirúrgica comum filtra partículas em apenas um sentido, retendo o que é emitido por quem a utiliza (o que sai). Já a máscara chamada N95 ou FFP2 (acompanhada de óculos de proteção) é capaz de garantir proteção em dois sentidos, porque tem um filtro de ar que bloqueia pelo menos 95% das partículas em suspensão e ajuda na proteção contra poluentes e doenças por transmissão aérea por vírus, como o coronavírus.

As máscaras descartáveis de baixa qualidade ou as improvisadas apenas evitam poeira e bactérias, pois as micropartículas que transmitem o coronavírus penetram através do seu tecido, cujos poros são maiores que as partículas. Numa comparação grosseira, seria como querer que uma rede de pesca evite a entrada de mosquitos.


CUIDADOS DE HIGIENE


Lave sempre muito bem as mãos com sabão ou sabonete, use álcool gel 70% quando isso não for possível – ande sempre com um frasquinho no bolso (há uns pouco maiores que um colírio, que você pode abastecer em casa). Muito cuidado com  o que vem de fora: Desinfete as frutas e verduras com hipoclorito e jogue no lixo as caixas e sacolas; ao manusear embalagens de medicamentos tome cuidado e lave imediatamente as mãos (com água e sabão). Desinfete o ambiente sempre com água sanitária de boa qualidade (móveis, maçanetas, interruptores – desligue a energia para não levar choque – pisos, torneiras, banheiros, etc) e o celular e outros equipamentos com álcool isopropílico (na falta, use o álcool etílico 70% líquido, com cuidado para não causar danos). Se realmente precisar sair, todo cuidado é pouco; mantenha distância das pessoas e evite aglomerações. Ao voltar, deixe os sapatos próximo da entrada e vá imediatamente ao banheiro tomar banho, colocando a roupa que usou em um balde com sabão em pó (veja as instruções na embalagem do produto). Ao usar o vaso sanitário, dê descarga com a tampa abaixada, para evitar respingos que poderão contaminar os outros. Não abrace, não beije e nem aperte a mão de ninguém (isso vai passar logo, aguenta aí).

 
FICA EM CASA MEU VELHO


Fique longe de pessoas que circulam muito. Fica em casa, meu amigo velho – sem contato próximo com quem sai – evitando idiotas cretinos e obscurantistas que duvidam da história e da ciência, gente inculta que acredita em tudo que é besteira, tipo os fanáticos que elegeram e idolatram esse sujeito totalmente desqualificado e irresponsável que está na presidência do país – inclusive atrapalhando o trabalho do ministro da saúde; ou então se vista como um astronauta e reze muito. 
Mais embaixo, algumas informações úteis. Espero que tenha contribuído de alguma forma e rezo para que tudo isso passe logo e que os que sofrem no mundo inteiro superem mais esse infortúnio.
Que Deus e os bons médicos nos protejam!



ABAIXO, INFORMAÇÕES DO SITE DO MINISTÉRIO DA SAÚDE:


O que é coronavírus? (COVID-19)


Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).
Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como é a trasmissão
Definição de caso
Atendimento no SUS
Tratamento
Boletim epidemiológico
Plano de Contigência
Perguntas e respostas
Fake News


Eu me informo nas atualizações dos sites abaixo:


SOCIEDADE BRASILEIRA DE PNEUMOLOGIA E TISIOLOGIA
Coronavírus: recomendações e orientações da SBPT
http://sbpt.org.br/portal/coronavirus/

Ministério da Saúde
Coronavírus: o que você precisa saber e como prevenir o contágio
https://coronavirus.saude.gov.br/

Coronavírus: Perguntas e respostas (Fundação Oswaldo Cruz)
https://portal.fiocruz.br/coronavirus-perguntas-e-respostas

Organização Mundial da Saúde
Orientações ao público sobre o novo coronavírus

https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/advice-for-public
https://www.who.int/news-room/q-a-detail/q-a-coronaviruses

TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE O NOVO CORONAVÍRUS E A COVID-19 
(The Intercept Brasil)

https://theintercept.com/2020/03/20/coronavirus-covid-19-duvidas-pandemia/

PORTAL DRAUZIO VARELLA 
https://www.facebook.com/drauziovarella/

CORONAVÍRUS – RECOMENDAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DA PARAÍBA

G1 GLOBO/PERGUNTAS E RESPOSTAS (VÍDEOS) https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/videos-perguntas-e-respostas/playlist/videos-coronavirus-perguntas-e-respostas.ghtml


Deixe um comentário